A imagem em todos os tempos foi produzida como uma linguagem para os povos se comunicarem. A linguagem oral e escrita  pode ser utilizada juntamente com a imagem para produzir alguma obra, no entanto  a imagem tem vida própria para informar sobre o seu significado e pode ser o elemento principal da produção,  em que as pessoas fazem o reconhecimento do conteúdo  de acordo com seu entendimento, sua cultura em que as imagens aparecem. 


 Na pré história o homem registrava seu cotidiano com desenhos feitos nas cavernas que recebe o nome de “arte rupestre”, já que era técnica de a pintura feita nas rochas. Na década de 30 teve o cinema mudo de Charlie Chaplin (1889-1977). Na atualidade com as tecnologias digitais, facilitou e cresceu a leitura das imagens por meio de propagandas, filmes, novelas, vídeos, celulares, computadores, fotografias, entre outros. São imagens que tem a mesma função da arte rupestre, porém suas características e formas são diversas e em uma mesma imagem pode se transformar em várias leituras, já que a computação facilitou a utilização destes recursos.


Com as novas técnicas adquiridas  na produção das imagens, homem pode simular os acontecimentos para conhecer o efeito ou pode usar a tecnologia da simulação para adequar ou não a realidade, pois depende do seu propósito e conhecimento de testar e analisar os efeitos ou função das imagens que ele pretende criar.





Comentários

  1. As simulações são fundamentais para a produção do conhecimento hoje, pois com ela explora-se a imaginação, o levantamento e testagem de hipóteses, a operação com variáveis, a visualização de fenômenos dinâmicos, o que dá uma outra dimensão ao raciocínio e à aprendizagem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog