A imagem em todos os tempos foi produzida
como uma linguagem para os povos se comunicarem. A linguagem oral e escrita pode ser utilizada juntamente com a imagem
para produzir alguma obra, no entanto a imagem tem vida própria para informar sobre o
seu significado e pode ser o elemento principal da produção, em que as pessoas
fazem o reconhecimento do conteúdo de
acordo com seu entendimento, sua cultura em que as imagens aparecem.
Na pré história o homem registrava seu
cotidiano com desenhos feitos nas cavernas que recebe o nome de “arte rupestre”,
já que era técnica de a pintura feita nas rochas. Na década de 30 teve o cinema
mudo de Charlie Chaplin (1889-1977). Na atualidade com as tecnologias digitais, facilitou
e cresceu a leitura das imagens por meio de propagandas, filmes, novelas, vídeos,
celulares, computadores, fotografias, entre outros. São imagens que tem a mesma função
da arte rupestre, porém suas características e formas são diversas e em uma
mesma imagem pode se transformar em várias leituras, já que a computação facilitou
a utilização destes recursos.
Com as novas técnicas adquiridas na produção das imagens, homem pode simular os
acontecimentos para conhecer o efeito ou pode usar a tecnologia da simulação
para adequar ou não a realidade, pois depende do seu propósito e conhecimento
de testar e analisar os efeitos ou função das imagens que ele pretende criar.
As simulações são fundamentais para a produção do conhecimento hoje, pois com ela explora-se a imaginação, o levantamento e testagem de hipóteses, a operação com variáveis, a visualização de fenômenos dinâmicos, o que dá uma outra dimensão ao raciocínio e à aprendizagem
ResponderExcluir